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sábado, 22 de março de 2014

AIDAprima visto de perto

Trabalho realizado por: Jorge Ferreira - cruzeirosjorge.blogspot.com
Nome: AIDAprima visto de perto
-Análise do navio AIDAprima, conceito, construção e viagem inaugural do navio
Esta publicação ficará em destaque neste espaço até ao final do próximo dia 24.
Todas as imagens publicadas têm os direitos reservados da AIDAcruises. Todo o desenvolvimento com direitos de Jorge Ferreira não sendo autorizada a sua cópia ou reprodução sem autorização prévia.


                                                                                                                                                                   

Trata-se do décimo primeiro navio da frota AIDA que está actualmente a ser construído nos estaleiros de Mitsubishi, no continente Asiático, no Japão.
A AIDAcruises volta a manter a tradição de inovação nos seus navios e o novo navio AIDA será uma autêntica obra de engenharia naval.
Estamos perante um navio que emitirá menos de 90% de substâncias tóxicas para a atmosfera. Complexo de piscinas único e como nunca até agora antes visto num navio de cruzeiro. Uma proa recta assemelhando-se aos velhos transatlanticos e que permitirá reduzir combustível. Navegação sobre bolhas de ar para reduzir o consumo de combustível.
A AIDAcruises no dia 8 de Outubro de 2013 anunciou e deu a conhecer ao Mundo o AIDAprima


Conceito geral do navio
O navio AIDAprima não é nada mais nada menos do que um redescobrimento do conceito de cruzeiro, uma nova era, tal como o presidente CEO da AIDAcruises Michael Ungerer anunciou.
A AIDAcruises é uma marca da Societa di Crociere Mercurio SRL, uma subsidiária da companhia italiana Costa Crociere do grupo Carnival Corporation, o maior grupo de cruzeiros do mundo.
No dia 3 de Agosto de 2011, é anunciado pelo grupo Carnival Corporation, que as companhias AIDAcruises, e Costa Crociere teriam novos navios, um para a Costa Crociere (actual Costa Diadema em construção) e dois para a AIDAcruises, todos eles de uma nova classe de cruzeiros.
Depois deste anuncio, e relativamente a companhia AIDAcruises, a corrida para a construção destes dois novos navios foi imediata, e os estaleiros navais de Mitsubishi adiantaram-se e comunicaram que caso a AIDAcruises construí-se os seus navios no Japão iriam beneficiar de um desconto de 10%.
Nessa data o na altura presidente da companhia Michael Thamm falou a comunicação social e fez questão de salientar e adiantar pormenores sobre estes novos navios: "Os dois navios serão muito bem definidos em termos de conteúdo do produto, bem como nos padrões definidos para a protecção do ambiente. Com esta decisão, temos todas as capacidades para cruzar os mares e responder as necessidades dos clientes AIDA".
A 8 de Outubro de 2013, o navio é apresentado ao Mundo com um design inovador e deu a conhecer o grande cruzeiro inaugural do Japão até a Europa. Certo, é que desde o inicio, este navio foi sempre muito analisado em fóruns e sites do mundo marítimo por variadas questões como o aspecto exterior do navio, bem como o seu conceito de cruzeiro e as inovações que este terá e que fará "redescobrir" um novo termo de navegação na industria de férias em cruzeiros.
De uma maneira geral ao olhar para este navio notamos algumas novidades e pormenores que nos despertam a atenção.
Apesar de este ser um navio na ordem dos 300 metros de comprimento não é um navio "para dentro" como a maior parte dos navios de cruzeiro da dimensão do AIDAprima, é um navio com espaços para o exterior, para o ar livre. Servem de exemplo o bar na popa do navio com vistas panorâmicas quer para o navio quer para os locais onde o navio esteja presente. Por exemplo junto ao deck superior do Muster Station, existe uma parte mais projectada para o exterior do navio com jacuzzis e espreguiçadeiras o que permitirá grandes momentos de relaxamento a bordo do navio.
Também na proa e na parte superior junto a ponte de comando do navio, este dispõe de novamente uma área de lazer com dois jacuzzis.
No deck superior do navio, cerca de 80% da área da piscina é coberta por uma cobertura de vidro que permite que os passageiros possam estar na piscina do navio mesmo quando estiver  chover e com água aquecida e que não permite a entrada de radiações ultravioletas. Esta será assim uma mais valia para os cruzeiros para que o navio irá navegar nesta fase inicial. O navio AIDAprima irá navegar em cruzeiros no Norte da Europa de 7 dias desde Hamburgo e assim as temperaturas baixas não irão influenciar tanto a ida a piscina por parte dos passageiros.
Outra das inovações é mesmo o mini-golf no exterior do navio junto a chaminé, bem como a parede de escalada.
Ainda no deck superior do navio, destaque para o "Lazy River". Bem esta inovação é interessante em que o passageiro pode entrar dentro de uma espécie de rio que faz passar água com corrente e que transporta o passageiro pelo deck superior do navio.
Ao longo do AIDAprima, existem também espaços exteriores como restaurantes com esplanada e jacuzzis.
Ou seja é um navio que não se prende para o interior ou que de certa forma priva os passageiros do meio exterior.
O navio terá também ainda dois tobogãs que começam na parte de traz da chaminé do navio, tem uma parte que está projectada para o exterior do navio e transparente para que faça o efeito de que o passageiro está a ser projectado para o mar. Ao longo do navio podemos encontrar piscinas de pequena dimensão e jacuzzis entre outras áreas de relaxamento.
Quanto ao teatro do navio este continua a ser um teatro aberto, que não é delimitado por paredes e que tem vista para o exterior do navio.
Referir que no teatro este na sua parte superior terá um ecrã a mostrar imagens de água e de cursos de água e no tecto do teatro uma espécie de lago todo ele num efeito virtual.
O teatro em comparação aos navios da classe Sphinx, está situado ao centro do navio e abrange três decks.
À popa destaque para os elevadores e escadas panorâmicas com vista para ao mar e que podem estar suspensos a 45 metros do mar, esta que é outra das novidades a bordo de um navio da AIDAcruises
Ainda relativamente aos espaços interiores mas no que toca a decoração, essa estará baseada em quatro elementos naturais. A água, o fogo, o ar, e a terra.
Infinity_Edge_Pool_web_920x550A companhia opta por recriar também um novo espaço para as crianças. Trata-se do mini-club AIDA, em que permite que as crianças desde os seis meses de idade possam permanecer naquele espaço ao cuidado de um profissional da AIDA.
Quanto as cabinas do navio, o paquete irá dispor de 1643 cabinas de 14 categorias diferentes entre as quais interiores, exteriores com janela, ou exteriores com varanda privada.
Quanto a área das cabinas essa irá aumentar principalmente nas com varanda privada em que uma cabina com varanda privada terá 6 metros quadrados de área exterior na qual cabem duas espreguiçadeiras e uma mesa.
Outra das novidades nas cabinas está no deck 8 em que os passageiros de 36 cabinas terão acesso a uma parte provada no exterior do navio com áreas de relaxamento e piscina.
Mas uma das novidades nas cabinas são as gravações nos vidros das varandas. Nas varandas do navio, estarão gravadas imagens de flores ou folhas demonstrando assim também um elemento natural e que está na base da decoração do navio, a terra. Em outras categorias de cabinas estarão gravadas outras figuras relativas a outros elementos naturais.
Certo é que neste navio aposta-se mais em cabinas exteriores, cerca de 69%.
Mas se o sonho de muitos era ter uma vista panorâmica divinal sobre o navio agora será possível no AIDAprima, isto porque por cima da ponte existem duas cabinas com 53 metros quadrados de espaço interior e varanda privada considerável e que abrange inclusive as asas da ponte de comando do navio.
A bordo do navio 18 bares(Patio Bar, AIDA Bar, Pool Bar, Bar 5.Element, AIDA Lounge, Sunset Bar, Vinothek, Spray Bar, Theatrium Bar, Casino Bar, Zen Lounge, Eiscafé Erste Sahne, Café Mare, Lanai Bar, e Pier 3 Bar), 13 restaurantes(Fuego Restaurant, Sushi Bar, Rossini Gourmet Restaurant, Buffalo Steakhouse, Brauhaus, Brasserie French Kiss, Weite Welt Restaurant, Tapas & Bar, Scharfe Ecke, East Restaurant, Ristorante Casa Nova, Bella Donna Restaurant, e Markt Restaurant, SPA, biblioteca, discoteca, casino, Cinema 4D, salão de jogos, sala para karaoke, dois ecrãs gigantes LED um exterior e um interior, piscinas, SPA, pista de jogging, piscina interior, galeria de fotos, cervejaria, poli desportivo, vários Lounges são outras áreas comuns a bordo do AIDAprima.
Ainda uma novidade a bordo dos navio AIDA e que estará presente somente no AIDAprima é a primeira escola de cozinha.
O passageiros previamente compram os produtos nos mercados locais e confeccionam as suas refeições no navio.
Certo é que neste navio os Decks 1 e 2 são reservados para a tripulação e não há deck 13 no navio, sendo a ordem correcta 11º deck, 12, deck, 14, deck, 15, deck...
Este navio quer transmitir uma ideia de cruzeiro informal com espaços virados para o exterior. De muitos dos espaços a bordo do navio, o AIDAprima é o navio no deck da piscina que mais se assemelha aos mais recentes navios da Carnival como o caso dos navios Carnival Dream, Magic e Breeze com cabanas, palmeias artificiais bem como conjugação de cores semelhantes. Uma espécie de ilha tropical.
A AIDAcruises segue assim a tendência de ser a Carnival no mercado europeu de cruzeiros com conceitos semelhantes.
Estamos assim perante um navio extremamente apetecível e que não só cativa ao cliente alemão e que despertará a atenção a outro tipo de cliente.

Construção

A construção do AIDAprima já começou e decorre a bom ritmo. No entanto o AIDAprima não será apenas inovador no seu conceito de cruzeiro mas como também na sua construção e responsabilidade ambiental.
Mas antes de aspectos relativos a construção do navio, vou ponderar a historia do nome deste navio, AIDAprima. Desde muito cedo, foram especulados vários nomes para este navio, AIDAmia, AIDAsushi, AIDAtua, entre outros mas AIDAprima foi o nome vencedor.
"Prima" deriva do latim "primeiro" Este é o primeiro navio desta nova classe de navios.
Relativamente a construção do navio, e tal como também já foi referido neste espaço em mensagens anteriores, o AIDAprima irá navegar sob um sistema de bolhas de ar.
Mas como tudo isso funcionará?
Esta novidade é a primeira a funcionar na industria dos cruzeiros e na qual o estaleiros de Mitsubishi denominam como Mitsubishi Air Lubrication Systems.
Desde a proa do navio, será lançado ar através de ventiladores que através de um sistema de tubos será lançado desde a parte inferior do navio mais precisamente junto a medida do calado de meia nau.
Esse ar será lançado e irá cobrir toda a superfície inferior do navio criando assim uma espécie de tapete de ar, tapete esse sobre o qual o navio irá navegar.
Assim reduz o atrito entre o navio e o mar reduzindo o combustível em 7%.
Este sistema já foi testado em navios graneleiros e a eficácia foi de 13% no que toca a redução do consumo de combustível.
Certo é que a proa ao ser recta também fará com que o navio tenha mais poupança de combustível. A isto junta-se a tinta que será aplicada no navio que será uma tinta redutora de atrito e as hélices do navio que também serão especiais e com uma forma dinâmica mesmo para o consumo de combustível.
Esta novo género de proa no AIDAprima faz lembrar os antigos navios transatlanticos e até mesmo a proa do navio Titanic, Lusitannia entre outros.
Muitas vezes uma velocidade mais lenta durante a navegação pode significar menos gasto de combustível que por chegar por vezes aos 40%, sendo certo que o navio AIDAprima nestes cruzeiros desde Hamburgo navegará a uma velocidade média entre 15 a 17 knots.
Outro pormenor é a ausência da quilha no navio.
Estas hélices terão um design aerodinâmico mesmo para as movimentações da água do mar junto as mesmas sejam menores e não reduzindo a eficácia da navegação do navio e claro que também serão determinantes na poupança de consumo de combustível.
Certo é que no casco do navio e como já é característico nos navios da AIDA além do típico "olho" e "sorriso" na proa do navio, este terá gravado em azul as bolas de ar, simbolizando isso mesmo a utilização deste sistema de navegação sobre bolhas de ar.
A propulsão no navio será Azipod o que permitirá reduzir também as vibrações do motor no navio. O navio também poderá ser reabastecido por exemplo com gás liquifero (GNL) graças aos seus motores de biocombustível.
A protecção ambiental também é ponderante nas novas construções de navios, e o AIDAprima não será excepção.
Assim e com todas estas características inovadoras e de protecção ambiente, o navio reduzirá a emissão de articulas tóxicas para o ambiente como óxido de nitrogénio, óxido de enxofre e dióxido de Carbono ente 90% a 99%.
Quanto as características gerais deste navio, este mede 300 metros de comprimento, 37.6 metros de boca, 8.1 metros de calado, deslocará 124500 toneladas de arqueação bruta, terá capacidade para 3600 passageiros, tripulação constituída por 900 elementos, o desempenho da maquina principal do navio é de entre 10.5 a14.4 Mw, e a potência instalada no navio será entre 42.0 a 48.0 Mw que estará instalada nos quatro motores principais do navio. Cada helice deste navio terá 5.6 metros de diâmetro.
O navio possui ainda dois estabilizadores.
Bem quantos aos compartimentos que o navio terá para armazenamento de óleos e combustível são interessantes, e estão disponíveis 20000 metros quadrados de espaço para água potável, 250 metros quadrados para óleos lubrificantes, e 500 metros quadrados para armazenamento para gasóleo.
A velocidade máxima prevista neste navio é de 21.5 knos.
O porto de registo do navio será Hamburgo e o navio navegará sob a bandeira Italiana.
O custo de construção deste navio está nos 440 milhões de dólares.
O navio terá disponível em caso de emergência 14 life boats cada um com capacidade para 293 pessoas.

A grande viagem inaugural

A viagem inaugural do navio AIDAprima além de ser grande tem outras curiosidades. É a maior viagem inaugural de um navio da AIDAcruises e nesta viagem o navio visita 3 continentes diferentes. Este cruzeiro tem a duração de 86 dias.
Neste cruzeiro inaugural o navio faz escalas em: Yokohama, Osaka, Nagasaki, Busan, Jeju, Shanghai, Kaohsiung, Hong Kong, Ho Chi Minh City, Singapore, Port Klang, Penang, Chennai, Chennai, Colombo, Colombo, Kochi, Mormugao, Muscat, Dubai, Abu Dhabi, Salalah, Safaga, Aqaba, Sharm El-Sheikh, Ain Sukhna, Passagem pelo canal do Suez, Ashdod, Heraklion, Valletta, Palermo, Barcelona, Palma de Maiorca, Málaga, Cádiz, Lisboa, Ferrol, Santander, Le Havre, Southampton, e fim do cruzeiro em Hamburg no dia 16 de Junho.
No entanto este cruzeiro pode ser dividido em seis partes optando o passageiro por realizar uma das seis partes do cruzeiro.
Uma questão prevalece sobre o baptismo do navio. Onde o navio será inaugurado? No Japão? Ou na Europa tal como os restantes navios da AIDAcruises?
Existe a possibilidade de o navio ser baptizado depois da sua viagem inaugural, tal como aconteceu já com outros navios no passado.
A madrinha do navio também ainda não é conhecida.
Interiores AIDAprima
Por gora ficam alguns interiores deste novo navio, o AIDAprima.








































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